quinta-feira, 28 de abril de 2011

Cálculo para a amostragem FINITA.

É usado para calcular a amostra de pessoas que devem ser entrevistadas em pesquisas (para que a pesquisa seja válida), tipo aquelas de preferência partidária nas épocas de eleição ou aquelas pesquisas que apontam satisfação em relação ao governo.
Calcula o valor de pessoas baseando-se na população total, no intervalo de confiança, margem de erro e na chance de dar sucesso ou falha.
Primeiro você deve transformar seu intervalo de confiança (IC) num valor crítico que é um número que será usado na fórmula, este número geralmente é uma porcentagem acima de 90%, que deve ser transformado em números decimais (divida por 100), vamos por exemplos para ficar de mais fácil entendimento: digamos que seu intervalo de confiança é de 92%, dividindo por 100 isso dá 0,92. Divida este número por dois= 0,46.
Procure nesta tabela o resultado encontrado, neste caso o 0,46: (procure o valor que mais se aproxima desse resultado).

O resultado que mais se aproxima é o circulado em vermelho, seguindo uma reta vertical e horizontal obteremos nosso valor critico (circulado em roxo) que é 1,75.
->Agora que já temos o valor crítico, 1,75.
-> Uma população total de, digamos 61.300 pessoas.
-> Sucesso e falha somam 1,0 (quando não são dados os valores de sucesso e falha calcula-se 0,5 para cada um, como se fosse metade da chance da pesquisa a ser feita dar falha e a outra metade de dar sucesso)
->E margem de erro de 4,3% (geralmente você escolhe sua margem de erro, lembrando de que quanto menor sua margem de erro mais pessoas deverão ser entrevistadas, mas para ser válida esta margem não deve passar de 5%).
Lembrando que devemos tirar os valores que possuem porcentagem, como a margem de erro, dividindo por 100, logo a margem de erro ficará valendo 0,043.
Agora vamos a fórmula:
n=      N . z² . p . q        
(N-1) . e² + z² . p . q


N= População total.
z= Valor crítico.
e= Margem De Erro
p= sucesso
q= falha.

Bem acho que já deu pra entender, não vou fazer todo o cálculo porque a minha postagem vai ficar muito longa, mas o resultado dessa conta dá 411,304, aí a regra é sempre arredondar para cima, ficando 412, quer dizer que de uma população de 61.300 pessoas terei que entrevistar 412, com margem de erro de 4,3%.
Eu fiz uma planilha eletrônica com essa fórmula pra não precisar cada vez ter que fazer todo esse cálculo, meu trabalho é só mudar os valores, bem prático :-P
 
Postagem original no blog submundo.com( submundocom.blogspot.com )

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário